Patrimônio arquitetônico no ensino de história

Samantha Ávila Pinto

Resumo


O presente artigo apresenta a prática docente desta autora enquanto discente do Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/FURG sob a orientação da Profa. Dra. Vivian Paulitsch, tendo por fundamentação a pesquisa histórica e arquitetônica da Igreja Nossa Senhora do Carmo em Rio Grande/RS, edificação cultural do município. A partir da pesquisa, que teve por objetivo remontar a trajetória da igreja e aprofundar os conhecimentos com relação à arquitetura da mesma, construiu-se uma proposta docente para o ensino de história e áreas afins. A proposta foi desenvolvida com 30 discentes de uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental II no segundo semestre de 2014 e procurou proporcionar aos educandos o conhecimento da história da cidade a partir da arquitetura da Igreja do Carmo e, por consequência, a valorização do patrimônio cultural local e universal.

Palavras-chave


Ensino; Patrimônio; Arquitetura.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v2e3201526-46

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