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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1) Aspectos de autoria: 

a) serão aceitas contribuições que envolvam preferencialmente um autor com título de doutor;

b) não serão aceitos textos com mais de cinco autores. 

2) Envio da contribuição: 

a) o trabalho deve ser remetido à revista pelo seu autor (ou por um dos autores) através do e-mail revistamemorare@outlook.com ou via portal de periódicos;

b) o arquivo relativo ao trabalho deve ser anexado;

c) o autor encarregado do envio também deve encaminhar: 1) arquivo contendo nome do(s) autor(es), filiação institucional, última titulação, endereço de correspondência, telefone e e-mail; 2) termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado.

3) Gêneros aceitos na revista:

a) artigo de pesquisa – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo o relato de uma pesquisa empírica;

b) ensaio – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo discussão de um problema teórico relevante ao campo em que se insere;

c) debate – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo diálogo crítico com outro texto publicado na revista;

d) retrospectiva (estado da arte) – texto com o mínimo de 5.000 e o máximo de 9.000 palavras, contendo histórico analítico e crítico de teorias, abordagens ou tradições de pesquisa (relativos ao campo textual-discursivo);

e) resenha – texto com o mínimo de 1.000 e o máximo de 1.500 palavras, contendo o registro e a crítica de obras, livros, teses, monografias, etc., que estejam, no máximo, há dois anos da data de publicação. A revista privilegia a avaliação da produção brasileira. Os resenhistas, em geral, são indicados pelos editores, não sendo essa, em princípio, uma categoria de livre submissão.

 A contagem das palavras, em todos os casos acima, inclui as referências e os anexos.

4) Categorias do texto:

a) trabalhos escritos em português devem conter resumos em inglês ou espanhol; trabalhos escritos em inglês ou espanhol devem conter resumos em português.

b) após o título: nome(s) do(s) autor(es), instituição de afiliação, última titulação e área em que o título foi obtido;

c) resumo contendo de 100 a 150 palavras. Sugere-se que os resumos explicitem: o tema e/ou o(s) objetivo(s) do artigo, a orientação teórica e as conclusões mais relevantes. Nos resumos de artigos de pesquisa, citar também dados da metodologia (corpus, sujeitos, procedimentos, etc.);

d) palavras-chave (entre 3 e 5). As palavras-chave devem ser, na medida do possível, as correntes na área, devendo vir no singular e ser ordenadas do geral para o específico. Pede-se que o autor procure contemplar expressões de, no máximo, duas palavras;

e) corpo do trabalho, contendo divisões internas numeradas a partir de 1, com exceção para as resenhas. Artigos de pesquisa devem conter, preferencialmente, as seguintes divisões: introdução, referencial teórico, metodologia, resultados, considerações finais. Ensaios devem conter, pelo menos: introdução, discussão e considerações finais. Os debates devem conter, preferencialmente: introdução, retomada da argumentação do trabalho em debate, posicionamento crítico e considerações finais, podendo, a critério do autor, haver a mescla entre a retomada do trabalho e o posicionamento crítico. As retrospectivas devem conter, preferencialmente: introdução, história das pesquisas e debates relativos ao tema enfocado, posicionamento crítico, considerações finais, sendo que, a critério do autor, a história e o posicionamento crítico podem compor uma única seção;

f) referências bibliográficas em acordo com a norma da ABNT mais recente;

g) anexo(s) a critério do autor.

5) Formatação do texto:

a) seguir o modelo da revista, que deve ser solicitado através do e-mail revistamemorare@outlook.com;

b) citações longas (com mais de 3 linhas) devem ganhar um recuo de margem de 4 cm. Se a citação for feita no interior do parágrafo, usar aspas duplas inicial e final. Não deve ser utilizado o itálico para diferenciar o texto da citação. Citação no interior de citação deve conter aspas simples;

c) tabelas, quadros e ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos, etc.) devem ser numerados a partir de 1, de acordo com o seu tipo, contendo, cada item, um título que contemple o seu conteúdo;

d) as referências no corpo do trabalho (ou chamadas) devem ser apresentadas entre parênteses, feitas por intermédio da data identificadora do trabalho, seguida de vírgula, espaço, da expressão “p.” de página, espaço e do(s) número(s) da(s) página(s) citada(s), quando for o caso. Ex.: (STUBBS, 1983, p. xx); Stubbs (1983, p. xx);

e) as notas de rodapé são destinadas a explicações complementares, não devendo ser utilizadas para a citação de referências bibliográficas.

6) Exemplos de referências de acordo com a norma da ABNT:

HALL, Stuart; SOVIK, Liv. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

ROJO, R. H. R. Gêneros do discurso no círculo de Bakhtin: ferramentas para a análise transdisciplinar de enunciados em dispositivos e práticas didáticas. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS (SIGET), 4., Tubarão, SC. Anais... Tubarão: UNISUL, 2007. p. 1761-1775.

Pede-se atenção especial dos autores para que verifiquem se as referências citadas no corpo do trabalho (chamadas) estão apresentadas na lista final e vice-versa.

7) Dados postais:

Revista Memorare

Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem

Grupep - Arqueologia

Universidade do Sul de Santa Catarina

A/C: Comissão Editorial

Av. José Acácio Moreira, 787, Bairro Dehon

Tubarão, Santa Catarina, Brasil

Caixa Postal 370 - CEP 88704-900

Fone: (48) 3621- 3195

E-mail: revistamemorare@outlook.com

Site: http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/memorare_grupep

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

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Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.