ORGANIZAÇÕES DITAS SUSTENTAVEIS

Jose Carlos Martins dos Reis

Resumo


O presente estudo tem como objetivo colaborar com as buscas por identificar o verdadeiro motivo que tem levado, ultimamente, um número cada vez maior de empresas no Brasil a investirem seus recursos em ações sustentáveis, quando sabe se que a mola mestra de uma empresa é o lucro máximo sobre o capital investido e não o investimento ou a distribuição de seus ganhos em fundos considerados perdidos. Assim, cabe indagar: como uma organização do segundo setor iria se dispor a investir recursos retirados dos lucros com ações que não lhes dariam nenhum retorno? Sabe-se que esse crescente envolvimento com ações sustentáveis não é fruto de pressões governamentais, nem tampouco de uma autoconscientização de que é preciso pensar em um futuro além da empresa. Em uma possível resposta identifica-se um consumidor, usuário ou cliente cada vez mais consciente de que suas escolhas podem afetar o futuro,positiva ou negativamente, suas atitudes e escolhas podem ser determinante para o crescimento ou morte de uma organização e ainda nas organizações não governamentais um aliado do governo e das empresas na consecução dessas práticas.


Palavras-chave


Sustentabilidade. Empresas. Meio Ambiente. Consumidor.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018722-740

R. gest. sust. ambient., Florianópolis.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 2238-8753 Licença Creative Commons
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