v. 13, n. 24 (2019)

O Dossiê “A educação e cuidado de bebês e crianças bem pequenas na creche: Diálogos entre Brasil e Itália”, que ora partilhamos com os leitores da revista Poiésis foi tecido numa rica parceria entre muitos interlocutores, que têm realizado estudos e pesquisas, no Brasil e na Itália, no campo da educação infantil.  A trajetória da educação infantil no Brasil e na Itália tem histórias e vicissitudes próprias e nesse sentido não há intenção de comparar práticas educativas dos diferentes contextos nacionais. Desse modo, nos interessa partilhar as escolhas, ênfases e experiências que pesquisadores e professores de ambos os países têm feito no sentido de melhor contribuir para o enriquecimento das discussões relativas a educação e cuidado de crianças com até 3 anos de idade em contextos educativos.

Sumário

Editorial

Editorial PDF/A
  216-217

Apresentação

Apresentação PDF/A
Luciane Pandini Simiano, Clara Maria Silva 218-221

Dossiê Temático

RELAZIONI E INTER-CONNESSIONI TRA ASILO NIDO E FAMIGLIE IN CONTESTI MULTICULTURALI PDF/A (Italiano)
Chiara Bove 222-239
DOCÊNCIA NA CRECHE: A MODULAÇÃO DA PRESENÇA DOS ADULTOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DOS BEBÊS E DAS CRIANÇAS PEQUENAS PDF/A
Daniela Oliveira Guimarães 240-255
AÇÃO SOCIAL DOS BEBÊS, AS NARRATIVAS VISUAIS E A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA PDF/A
Daniele Marques Vieira, Angela Maria Scalabrin Coutinho 256-275
LA QUALITÀ PEDAGOGICA DEL SISTEMA DI EDUCAZIONE E DELLA CURA DELLA PRIMA INFANZIA (ECEC) IN ITALIA PDF/A (Italiano)
Clara Silva 276-294
NÃO TENHO TEMPO PARA ESPERAR A HORA! A EXPERIÊNCIA DOS BEBÊS COM O TEMPO NO ESPAÇO DA CRECHE PDF/A
Luciane Pandini Simiano, Edna Soares Severino 295-312
AS RELAÇÕES ENTRE ADULTOS E BEBÊS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INDÍCIOS PARA COMPREENSÃO DE UMA DOCÊNCIA NÃO LINEAR PDF/A
Rosinete Valdeci Schmitt 313-330
LA CONVERSAZIONE TRA CAREGIVERS E BAMBINI ALL’INTERNO DEI SERVIZI EDUCATIVI PRESCOLARI PDF/A (Italiano)
Paola Caselli 331-349
A ARTESANIA, O DIÁLOGO E A COOPERAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PDF/A
Carolina Gobbato, Maria Carmen Silveira Barbosa 350-365
EDUCARE CON STILE. RIFLESSIONI SU ETICA E DEONTOLOGIA NEL LAVORO DI CURA EDUCATIVA PDF/A (Italiano)
Elisabetta Musi 366-377
O CUIDADO DE BEBÊS EM UMA CRECHE PÚBLICA EM MACEIÓ/AL: RACIONALIZANDO O CUIDADO E O AFETO PDF/A
Carla Manuella de Oliveira Santos, Laura Cristina Vieira Pizzi 378-397

Entrevista Temática

EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA, PESQUISA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA ENTREVISTA COM SUSANNA MANTOVANI PDF/A
  398-408

Artigos de Demanda Contínua

CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E DA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ÀS PESQUISAS COM CRIANÇAS. PDF/A
Vanessa Alves Vargas, Vilmar Alves Pereira 409-427
DOCÊNCIA E TUTORIA NO ENSINO À DISTÂNCIA EM SAÚDE INDÍGENA: UM ENSAIO FENOMENOLÓGICO PDF/A
Maurici Tadeu Ferreira Santos, Lavinia Santos Oliveira 428-445
DOCÊNCIA NO ENSINO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE INFLUENCIAM NA PRÁXIS DO PROFESSOR ENFERMEIRO: REVISÃO NARRATIVAa práxis do professor enfermeiro: revisão narrativa PDF/A
Jeferson Ventura, Lisiane da Costa claro, Juliane Scarton, Laura Fontoura Perim, Leandro Corrêa 446-461
FONTES ORAIS NA ESCRITA DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO À LUZ DE MICHEL DE CERTEAU E WALTER BENJAMIN PDF/A
Lisley Canola Treis Teixeira, Claricia Otto 462-479
SINOPSE ESTATÍSTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O LUGAR DOS ALUNOS COM ALTA CAPACIDADE PDF/A
Lais Paloma de Oliveira, Rosemeire de Araújo Rangni 480-496