v. 8, n. 14 (2014)

Educação do corpo

Este dossiê pode ser dividido em três blocos. O primeiro deles, mais extenso, é composto por reflexões teóricas sobre a educação do corpo, conjunto que se completa por uma entrevista e uma resenha, mas que finalizam o conjunto. No miolo, são problematizadas metodologias e práticas.

Sumário

Editorial

Editorial PDF
  287

Apresentação

APRESENTAÇÃO – CORPOS A EDUCAR PDF
Alexandre Fernandez Vaz, Raumar Rodríguez 288-289

Dossiê Temático

APUNTES SOBRE LA CUESTIÓN DEL CUERPO, LA CRÍTICA Y LA EDUCACIÓN CONTEMPORÁNEA PDF
Raumar Rodríguez 290-301
FORMAÇÃO, TÉCNICA, CORPO: CONTRIBUIÇÕES DE HERBERT MARCUSE PDF
Danielle Torri, Alexandre Fernandez Vaz 302-317
MERLEAU-PONTY, LINGUAGEM E FENOMENOLOGIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA PDF
Filipe Ferreira Ghidetti, Felipe Quintão de Almeida, Valter Bracht 318-333
DE UNA SEMIÓTICA A UNA HERMENÉUTICA EN LA INVESTIGACIÓN DE LAS PRÁCTICAS CORPORALES PDF
Ricardo Crisorio 334-347
CONSTRUIR EL CUERPO: CUATRO CONSIDERACIONES EPISTEMO-METODOLÓGICAS Y TRES METÁFORAS PARA PENSAR EL OBJETO DE ESTUDIO “CUERPO”. PDF
Eduardo Galak 348-364
PROBLEMATIZANDO AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: SERIAM O ACESSO À CULTURA E A HUMANIZAÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE BOAS PRÁTICAS EDUCATIVAS? PDF
Marcus Aurelio Taborda de Oliveira, Sérgio Roberto Chaves Junior, Sidmar Santos Meurer 365-384
EL HIP HOP: UNA PRÁCTICA CORPORAL QUE TERRITORIALIZA LA CIUDAD DE MEDELLÍN PDF
Astrid Hincapié 385-402
O LUGAR DO CORPO NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE JOVENS NIKKEI PDF
Jaison José Bassani, Natalia Takaki 403-426
LAS LÓGICAS DE LA COMPETENCIA EN LOS JUEGOS RECREATIVOS TRADICIONALES DE LA CALLE DE CALDAS (ANTIOQUIA-COLOMBIA), UN DRAMA PARADÓJICO DE LA FORMACIÓN CIUDADANA EN LAS REPRESENTACIONES SOCIALES DEL ESTUDIANTADO PDF
Alejandro Vasquez 427-449

Entrevista

Entrevista con Luis E. Behares PDF
Raumar Rodríguez, Cecilia Seré

Resenhas

Reseña PDF
Cecilia Seré 450-452

Artigos de Demanda Contínua

A DOCÊNCIA COMO ESPAÇO DE REINVENÇÃO DO CORPO MASCULINO: resistência e subjetivação PDF
Rogério Machado Rosa 453-467
A FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DOS PROFISSIONAIS ATUANTES NOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE CURITIBA PDF
Rozane Marcelino de Barros, Cristina Carta Cardoso de Medeiros 468-487
APONTAMENTOS SOBRE A LEI 10.639 E O ENSINO DE LITERATURA: UMA PROPOSTA DE ESTUDO PDF
Maurício Silva, Márcia Moreira Pereira 488-495
DE SÓLIDAS PARA LÍQUIDAS, DE LÍQUIDAS PARA SÓLIDAS: AS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES DE HISTÓRIA SOBRE OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES NEGRAS PDF
José Bonifácio Alves da Silva, José Licínio Backes 496-514
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/2003: O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NO CURRÍCULO ESCOLAR PDF
Márcia Cristina Américo 515-534
O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: O PROBLEMA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E AS CONTRIBUIÇÕES DE LEE SHULMAN E DE V. V. DAVYDOV PDF
Valdivina Alves Ferreira, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas 535-552
PRINCÍPIOS DA AUTOEDUCAÇÃOE FENOMENOLOGIAO EXEMPLO DEAUTODESENVOLVIMENTO DE GOETHE PDF
Jonas Bach Junior 553-568