Currículo e alteridade: a experiência hermenêutica da pesquisa na formação docente

José Valdinei Albuquerque Miranda

Resumo


O presente artigo procura situar a discussão da formação do professor-pesquisador num horizonte compreensivo, onde questões referentes aos métodos e técnicas de pesquisa, à objetividade e validade científica, abrem espaço para as tematizações referentes ao encontro com a alteridade e à experiência hermenêutica do diálogo com o outro, como elementos essenciais da pesquisa e da própria formação docente no campo educacional. Considera que a realização de uma pesquisa é sempre situada em meio a um processo caracterizado pela familiaridade e pelo estranhamento, que tensiona permanentemente o horizonte compreensivo do professor-pesquisador e o horizonte histórico daquilo que se pretende compreender. É nesse entremeio que a pesquisa em educação se realiza, devendo ser o espaço de formação docente e atuação do professor-pesquisador.

Palavras-chave


Currículo; Alteridade; Pesquisa; Formação docente

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v1e22008134-147

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

Licença Creative Commons

Poiésis is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Não a obras derivadas 3.0 Unported License.

Apoio:

 FAPESC

 

ANPED