PROFESSORAS ALFABETIZADORAS E OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO: uma complexa relação de ensinar e aprender

Fatima Aparecida Souza Francioli

Resumo


Este estudo aborda a relação do trabalho das professoras alfabetizadoras e os métodos de alfabetização, observada durante os estágios dos alunos do curso de pedagogia. Diante de tais observações, constatou-se que as professoras não identificam a relação entre concepção de educação e métodos de alfabetização. Por isso, resgataram-se as concepções e os métodos, aproximando-os teoricamente, e se estabeleceu a relação entre teoria e prática como uma unidade centrada na vinculação que expressa o movimento dialético ao promover os conhecimentos dos alunos do nível menos desenvolvido, de caráter sincrético, para o nível mais desenvolvido, chegando à síntese, à tomada de consciência. Neste caso, os estudos aqui empreendidos demonstraram que a apropriação, pela criança, de novos conhecimentos provocará saltos qualitativos em seu desenvolvimento intelectual. 


Palavras-chave


Professoras Alfabetizadoras; Métodos de Alfabetização; Concepção de Educação; Desenvolvimento Intelectual

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v11e202017365-379

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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