OS CONTOS DE FADAS EM PRÁTICAS DE LETRAMENTO COM CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS DE IDADE

Eliane Santana Dias Debus, Vanessa Galdino

Resumo


O presente artigo apresenta a pesquisa que teve por objetivo investigar o trabalho com a linguagem escrita e a apropriação da cultura letrada na Educação Infantil a partir dos Contos de Fadas. Para alcançá-lo, realizou-se um trabalho de intervenção com crianças de 3 e 4 anos de um Centro de Educação Infantil da rede pública do município de Tubarão (SC). Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram: registro escrito (diário de campo) e fotográfico. Para a análise dos dados, recorreu-se ao referencial teórico dos estudiosos Baptista (2012; 2010), Machado (2002), Mello (2010) e Soares (2003), entre outros, e enfatizou-se a leitura e a escrita como produção cultural desde a Educação Infantil, focalizando a Literatura Infantil. Constatou-se que os contos de fadas possibilitam práticas de letramento que ampliam o repertório literário da criança pequena.

 

 


Palavras-chave


Educação Infantil; Letramento; Contos de Fadas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v10e02016196-215

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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