O currículo como instrumento de coesão social: revisão da teoria e avaliação da prática

Sandro Coelho Moreira Pinto, Alexandre Franco Aranha

Resumo


O artigo propõe-se a revisar o referencial teórico sobre o currículo, assim como a sua aplicação prática em determinada IES enquanto instrumento de coesão social. Para tanto, apresenta referencial teórico sobre o tema, com a contribuição de diversos autores, mas com lastro na obra de Tomaz Tadeu da Silva, e apresenta resultados de pesquisa realizada com docentes da IES selecionada, que confirmam o uso prático do currículo enquanto instruimento de coesão social. Concluindo então, perante os resultados obtidos na pesquisa realizada, que o currículo serve sim desde os dias atuais, tendo potencial para ampliar a sua ação como instruimento da almejada coesão social.

Palavras-chave


Educação; Currículo; Coesão Social

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v5e02012216-237

Poiésis. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN-e 2179-2534

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