Edição | Título | |
v. 15, n. 2 (2015) | Ler e escrever na Universidade: um fazer sócio-histórico-cultural | Resumo PDF/A |
Rodrigo Acosta Pereira, Sandro Braga | ||
v. 15, n. 2 (2015) | A telenovela das 23h: uma descrição do gênero a partir da Teoria Semiolinguística | Resumo PDF/A |
Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Mônica Santos de Souza Melo | ||
v. 15, n. 2 (2015) | Dialogismo e Análise do Discurso – alguns efeitos do pensamento bakhtiniano nos estudos do discurso | Resumo PDF/A |
Nelson Barros da Costa | ||
v. 15, n. 1 (2015) | Letramentos acadêmicos e construção da identidade: a produção do artigo científico por alunos de graduação | Resumo PDF/A |
Benedito Bezerra | ||
v. 14, n. 3 (2014) | A crônica brasileira tecida pela história, pelo jornalismo e pela literatura | Resumo PDF/A |
Silvânia Siebert | ||
v. 13, n. 2 (2013) | A construção da crítica em resenhas produzidas por alunos | Resumo PDF/A |
Flávio Luis Freire Rodrigues | ||
v. 20, n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso | O GÊNERO MEMORIAL DESCRITIVO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO | Resumo PDF |
Ema Marta Dunck Cintra | ||
v. 12, n. 3 (2012): Referenciação | Referenciação metadiscursiva no gênero carta pessoal no interior do romance: um estudo de caso | Resumo PDF/A |
Renato Cabral Rezende | ||
v. 12, n. 1 (2012) | Transmutação: criação e inovação nos gêneros do discurso | Resumo PDF |
Aurea Suely Zavam | ||
v. 20, n. 2 (2020): Linguagem em (Dis)curso | QUEBRA DAS MÁXIMAS CONVERSACIONAIS NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO SOB A PERSPECTIVA DA SOBREPOSIÇÃO TIPOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA PARA O ENSINO EXPRESSIVO DA LÍNGUA | Resumo PDF |
Silvia Adélia Henrique Guimarães, Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira | ||
v. 12, n. 1 (2012) | A intertextualidade no gênero resenha | Resumo PDF |
Eliana Maria Ruiz, Melissa Bortoloto Faria | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Gêneros discursivos e conhecimento sobre gêneros no planejamento de um curso de português instrumental para ciências contábeis | Resumo PDF |
Orlando Vian Jr. | ||
v. 9, n. 3 (2009): Linguagem e Tecnologia: hipertexto, gêneros digitais e ensino - Org.: Júlio César Araújo | Gêneros introdutórios em ambiente virtual: uma (re) análise dos propósitos comunicativos | Resumo PDF |
Benedito Gomes Bezerra | ||
v. 18, n. 2 (2018): Linguagem em (Dis)curso | POR UMA ANÁLISE SISTEMÁTICA DA METAFORICIDADE NO DISCURSO | Resumo PDF |
Dalby Dienstbach | ||
v. 8, n. 1 (2008) | Dez anos de PCNs de língua estrangeira sem avaliação dos livros didáticos pelo PNLD | Resumo PDF |
Maura Regina da Silva Dourado | ||
v. 12, n. 1 (2012) | Regulamentação linguística em e-mails institucionais: conflito entre professores universitários no ambiente institucional virtual | Resumo PDF |
Wagner Rodrigues Silva | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Circuito de gêneros: atividades significativas de linguagem para o desenvolvimento da competência discursiva | Resumo PDF |
Marcos Baltar, Fabiele Stockmans de Nardi, Luciane Todeschini Ferreira, Maria Eugênia Gastaldello | ||
v. 9, n. 2 (2009) | Estruturas potenciais de gêneros na análise textual e no ensino de línguas | Resumo PDF |
Orlando Vian Jr. | ||
v. 4, n. 1 (2003) | Os gêneros do jornal: o que aponta a literatura da área de comunicação no Brasil? | Resumo PDF |
Adair Bonini | ||
v. 8, n. 1 (2008) | Processo penal como sistema de gêneros | Resumo PDF |
Cristiane Fuzer, Nina Célia de Barros | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Descrição do gênero “defesa” de trabalhos de grau: tipificação e singularidade | Resumo PDF |
Maria Auxiliadora Bezerra | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Construindo propostas de didatização de gênero: desafios e possibilidades | Resumo PDF |
Ana Maria de Mattos Guimarães | ||
v. 9, n. 2 (2009) | Organização retórica do gênero notícia de popularização da ciência: um estudo comparativo entre português e inglês | Resumo PDF |
Désirée Motta-Roth, Cristina dos Santos Lovato | ||
v. 3, n. 2 (2003) | Caracterização do cibergênero home page corporativa ou institucional | Resumo PDF |
José Paulo de Araújo | ||
v. 7, n. 2 (2007) | Gêneros textuais e livro didático: da teoria à prática | Resumo PDF |
Eliana Merlin Deganutti de Barros, Elvira Lopes Nascimento | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | A apropriação de gêneros textuais pelo professor: em direção ao desenvolvimento pessoal e à evolução do “métier” | Resumo PDF |
Anna Rachel Machado, Eliane Gouvêa Lousada | ||
v. 6, n. 2 (2006) | Críticas de livros: um breve estudo da linguagem da avaliação | Resumo PDF |
Gisele de Carvalho | ||
v. 9, n. 1 (2009) | A tatuagem como gênero: uma visão discursiva | Resumo PDF |
Sandro Braga | ||
v. 3, n. 1 (2002) | Vítimas e vilãs, “monstros” e “desesperados”: como o discurso judicial representa os participantes de um crime de estupro | Resumo PDF |
Débora de Carvalho Figueiredo | ||
v. 7, n. 1 (2007) | Contribuciones de los conceptos de efecto ilocucionario y perlocucionario al análisis del discurso de clase | Resumo PDF |
Guadalupe Alvarez | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Genre, ideology, and knowledge in academic research and public policy | Resumo PDF |
Tosh Tachino | ||
v. 6, n. 1 (2006) | Autoria no domínio de gêneros discursivos: paráfrase e estilo | Resumo PDF |
Nilsa Brito Ribeiro | ||
v. 9, n. 1 (2009) | Sujeito, discurso e vida urbana: um estudo contrastivo de discursos sobre a exclusão social no Brasil e na Espanha | Resumo PDF |
Anna Elizabeth Balocco, Maria Labarta Postigo | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros | Resumo PDF |
Anna Rachel Machado, Vera Lúcia Lopes Cristovão | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Defining the genre of Mexican business e-mail | Resumo PDF |
Therese Judge | ||
v. 6, n. 1 (2006) | Entre os planos humano e divino: uma análise de discursos religiosos na mídia | Resumo PDF |
Karla Regina Macena Pereira Patriota, Gustavo Henrique Oliveira de Almeida | ||
v. 8, n. 3 (2008): Letramento e formação de professores - Org.: Ângela B. Kleiman, Marcos Baltar | Letramento escolar e os textos da divulgação científica – a apropriação dos gêneros de discurso na escola | Resumo PDF |
Roxane Rojo | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Argumentação e subjetividade no gênero: o papel dos topoi | Resumo PDF |
Maria Marta Furlanetto | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for brazilian public universities | Resumo PDF |
Adair Bonini | ||
v. 6, n. 1 (2006) | O processo de retextualização a partir do gênero textual fábula: uma pesquisa participativa com alunos do 3º ano do ensino fundamental | Resumo PDF |
Paulo Cortes Gago, Lucilene Santos Lima Vieira | ||
v. 8, n. 3 (2008): Letramento e formação de professores - Org.: Ângela B. Kleiman, Marcos Baltar | Letramento radiofônico na escola | Resumo PDF |
Marcos Baltar | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais | Resumo PDF |
Désirée Motta-Roth | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Accessibility of discoursal data in critical genre analysis: international commercial arbitration practice | Resumo PDF |
Vijay K. Bhatia | ||
v. 5, n. 2 (2005) | Quando a ficção invade a prosa: práticas discursivas não-canônicas no discurso acadêmico | Resumo PDF |
Anna Elizabeth Balocco | ||
v. 8, n. 3 (2008): Letramento e formação de professores - Org.: Ângela B. Kleiman, Marcos Baltar | Gêneros do discurso e apropriação de saberes: (re)conhecer as práticas linguageiras em sala de aula | Resumo PDF |
Maria de Lourdes Meirelles Matencio | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e públicos: o caso da conferência acadêmica | Resumo PDF |
Roxane Rojo, Bernard Schneuwly | ||
v. 10, n. 3 (2010): Gêneros e atividades profissionais | Scientific knowledge, public knowledge, and public policy: genred formation and disruption of knowledge for acting about global warming | Resumo PDF |
Charles Bazerman | ||
v. 4 (2004): Especial | Teoria crítica do discurso e texto | Resumo PDF |
Izabel Magalhães | ||
v. 8, n. 2 (2008) | Em busca do gênero lenda urbana | Resumo PDF |
Carlos Renato Lopes | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Práticas discursivas em conclusões de teses de doutorado | Resumo PDF |
Antonia Dilamar Araújo | ||
v. 4 (2004): Especial | Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais | Resumo PDF |
Carmen Rosa Caldas-Coulthard, Theo van Leeuwen | ||
v. 20, n. 1 (2020): Linguagem em (Dis)curso | #EleSim, #EleNão, #ElaSim, #ElaNão: O TWITTER E AS HASHTAGS DE AMOR E DE ÓDIO NA CAMPANHA PRESIDENCIAL BRASILEIRA DE 2018 | Resumo PDF/a |
Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira, Marisa Carneiro | ||
v. 8, n. 2 (2008) | O pé biográfico e a constituição da autoria em artigos de jornal | Resumo PDF |
Francisco Alves Filho | ||
v. 12, n. 1 (2012) | Propósito comunicativo em análise de gênero | Resumo PDF |
Bernardete Biasi-Rodrigues, Benedito Gomes Bezerra | ||
v. 6, n. 3 (2006): Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto | Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita | Resumo PDF |
Débora de Carvalho Figueiredo, Adair Bonini | ||
v. 4, n. 2 (2004) | Análise de gêneros do discurso na teoria bakhtiniana: algumas questões teóricas e metodológicas | Resumo PDF |
Rosângela Hammes Rodrigues | ||
v. 18, n. 2 (2018): Linguagem em (Dis)curso | REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO GÊNERO REPORTAGEM EM REVISTAS PORTUGUESAS | Resumo PDF |
Audria Albuquerque Leal | ||
v. 8, n. 2 (2008) | Beyond the playground: the representation of reality in fashion dolls’ advertisements | Resumo PDF |
Danielle Barbosa Lins de Almeida | ||
v. 4, n. 2 (2004) | Nível de letramento do professor: implicações para o trabalho com o gênero textual na sala de aula | Resumo PDF |
Eliege Wernke Niehues Dela Justina | ||
v. 3, n. 1 (2002) | A organização retórica de resenhas acadêmicas | Resumo PDF |
Benedito Gomes Bezerra | ||
v. 2, n. 1 (2001) | Conhecimento de jornalistas sobre gêneros textuais: um estudo introdutório | Resumo PDF |
Adair Bonini | ||
v. 1, n. 2 (2001) | Gênero textual como signo lingüístico: os reflexos da tese da arbitrarieade | Resumo PDF |
Adair Bonini | ||
v. 10, n. 2 (2010) | Ação social midiatizada: analisando a recontextualização de um evento social | Resumo PDF |
Maria Carmen Aires Gomes | ||
v. 10, n. 1 (2010) | Uma tentativa de análise linguística de um texto do gênero “relato histórico” | Resumo PDF |
Terezinha da Conceição Costa-Hübes | ||
1 a 64 de 64 itens |
Dicas para pesquisa:
- O sistema de busca não diferencia maiúsculas ou minúsculas
- Termos irrelevantes são ignorados pelo sistema de busca
- São recuperados por padrão apenas artigos contendo todos os termos de busca (ex.: AND é implícito)
- Combine múltiplos termos com OR para encontrar artigos contendo um ou outro termo; ex.: educação OR pesquisa
- Use parênteses para criar buscas mais complexas; ex.: arquivo ((revista OR conferência) NOT teses)
- Use aspas duplas para recuperar o termo exato; ex.: "Acesso Livre à informação"
- Exclua termos utilizando - ou NOT; ex.: online -políticas ou online NOT políticas
- Use * como caracter coringa; ex.: soci* moralidade recuperará documentos contendo "sociedade" ou "sociológico"