v. 6, n. 3 (2006)

Gêneros textuais e ensino-aprendizagem - Org.: Adair Bonini, Maria Marta Furlanetto

Sumário

Editorial

Apresentação PDF
  p. 343-345

Artigos

Construindo propostas de didatização de gênero: desafios e possibilidades PDF
Ana Maria de Mattos Guimarães p. 347-374
Circuito de gêneros: atividades significativas de linguagem para o desenvolvimento da competência discursiva PDF
Marcos Baltar, Fabiele Stockmans de Nardi, Luciane Todeschini Ferreira, Maria Eugênia Gastaldello p. 375-387
Gêneros discursivos e conhecimento sobre gêneros no planejamento de um curso de português instrumental para ciências contábeis PDF
Orlando Vian Jr. p. 389-412
Práticas discursivas e ensino do texto acadêmico: concepções de alunos de mestrado sobre a escrita PDF
Débora de Carvalho Figueiredo, Adair Bonini p. 413-446
Práticas discursivas em conclusões de teses de doutorado PDF
Antonia Dilamar Araújo p. 447-462
As relações oral/escrita nos gêneros orais formais e públicos: o caso da conferência acadêmica PDF
Roxane Rojo, Bernard Schneuwly p. 463-493

Ensaio

O ensino de produção textual com base em atividades sociais e gêneros textuais PDF
Désirée Motta-Roth p. 495-518
Argumentação e subjetividade no gênero: o papel dos topoi PDF
Maria Marta Furlanetto p. 519-546

Retrospectiva

A construção de modelos didáticos de gêneros: aportes e questionamentos para o ensino de gêneros PDF
Anna Rachel Machado, Vera Lúcia Lopes Cristovão p. 547-573