As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias

Cristiane Dias, Olivia Ferreira do Couto

Resumo


As redes sociais são ambientes virtuais nos quais sujeitos se relacionam instituindo uma forma de sociabilidade que está ligada à divulgação e à própria formulação do conhecimento. A sociabilidade nas redes sociais, como o Orkut, o Facebook e o Twitter não têm as mesmas condições de produção que a sociabilidade em espaços escolares ou universitários, por exemplo, pois o imaginário que rege essas relações é diferente daquele que rege as relações nas redes sociais. Nas redes, esse imaginário diz respeito a um modo de constituição do sujeito que passa pela formulação e circulação de um conhecimento do mundo, de um saber. É desse modo que as redes sociais serão, aqui, objeto de análise, a fim de compreendermos como, através delas, o sujeito do conhecimento se constitui à medida que dá visibilidade/formula/divulga e produz conhecimento.

Palavras-chave


Discurso; Redes sociais; Divulgação; Circulação

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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