MENSAGEM DE FIM DE ANO E “BLITZ” EM ESCOLAS: UMA ANÁLISE SOBRE DISCURSO, VIOLÊNCIA E AMEAÇA NO PROGRAMA ESCOLA SEM PARTIDO NO BRASIL

RENATA RENA RODRIGUES, Viviane Melo Resende

Resumo


O movimento autointitulado “Escola sem Partido”, segundo seu sítio oficial, seria “uma iniciativa conjunta de estudantes e pais preocupados com o [suposto] grau de contaminação político-ideológica das escolas brasileiras em todos os níveis: do ensino básico ao superior”. Para investigar, por meio da análise de discurso crítica, a construção discursiva de ameaça e violência em torno desse movimento, tomam-se como objetos analíticos dois textos disponíveis na Internet, um do âmbito organizacional do Programa e um de mídia jornalística online. O primeiro texto intitula-se “Mensagem de Fim de Ano”, e o segundo texto é uma notícia do jornal Estado de São Paulo sobre visitas surpresa em escolas de São Paulo. O objetivo das análises é refletir sobre como o discurso particular de censura do Programa “Escola sem Partido” pode ser legitimado em gêneros específicos (mensagem e notícia) e inculcado em estilos projetados na construção de identidades e identificações de grupos sociais.

Palavras-chave: discurso, “Escola sem Partido”, violência.


Palavras-chave


Lingustica;Análise do Discurso, Violência, Escola sem Partido

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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