EMOÇÃO E TELENOVELA: UM ESTUDO DAS ESTRATÉGIAS DE PATEMIZAÇÃO EM O ASTRO

Leonardo Coelho Corrêa-Rosado, Mônica Santos de Souza Melo

Resumo


O presente trabalho objetiva descrever e analisar as estratégias de patemização em um plot, isto é, em uma trajetória de ação narrativa, na telenovela O Astro, a partir de 10 sequências audiovisuais que representam este plot. A novela foi exibida pela Rede Globo entre 12 de julho e 28 de outubro de 2011 no horário das 23 horas. A pesquisa foi realizada a partir do arcabouço teórico-metodológico da Teoria Semiolinguística (CHARAUDEAU, 1983, 1992, 1995, 2006). Para a análise da patemização, estratificamos o objeto de estudo em dois estratos: verbal e visual-fílmico. Os resultados evidenciaram que, como estratégia discursiva, a patemização toca o plano da captação: a instância midiática deseja emocionar o telespectador com o intuito de mantê-lo cativo durante a exibição da telenovela.

Palavras-chave


Semiolinguística. Telenovela. Emoção.

Texto completo:

PDF/A


Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.