Discurso crítico e gênero no mundo infantil: brinquedos e a representação de atores sociais

Carmen Rosa Caldas-Coulthard, Theo van Leeuwen

Resumo


O objetivo desse artigo é analisar brinquedos que representam seres humanos (atores sociais) e que transmitem significados específicos de gênero. Faremos referência à conexão existente entre objetos materiais, imagens e textualidade. Nosso principal interesse são os significados sociais potenciais que especificamente diferenciam brinquedos para meninas de brinquedos para meninos, e os valores ligados a essas representações. As pesquisas feministas parecem não ter dado suficiente atenção aos brinquedos como uma área de extrema importância em termos de representações sociais. Nosso objetivo, portanto, é tentar expor e desafiar os significados sexistas que subjazem os brinquedos, e inserir, na agenda feminista, uma visão dos brinquedos como forma de comunicação.

Palavras-chave


Discurso; Semiótica social; Gênero social; Brinquedo

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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