Conteúdos de ensino na disciplina de língua portuguesa: o embate entre o discurso da tradição e o discurso da mudança

Nívea Rohling

Resumo


Este artigo apresenta uma análise de enunciados de licenciandos em Letras de um curso de Licenciatura Letras-Português-EaD de uma universidade pública federal do sul do Brasil no que se refere às concepções de conteúdos de ensino e aprendizagem na disciplina de língua portuguesa. A fundamentação teórico-metodológica insere-se na Análise Dialógica do Discurso do Círculo de Bakhtin. Os dados da pesquisa compõem-se de: 106 fóruns de discussão; 59 enunciados de atividades avaliativas, postados no ambiente virtual de ensino e aprendizagem no período de 2007 a 2011; e dados gerados por meio de um questionário, respondido por 61 licenciandos nos seus respectivos polos de apoio de ensino presencial. A análise aponta para um embate entre o discurso da tradição no ensino de língua portuguesa e o discurso da mudança.

Palavras-chave


Formação inicial de professor; Conteúdos de ensino e aprendizagem; Discurso da tradição

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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