A pesquisa colaborativa socialmente situada no contexto escolar: processos dialógicos possíveis

Luciane Kirchhof Ticks, Eliseu Alves da Silva, Maísa Helena Brum

Resumo


Este artigo discute o processo reflexivo desenvolvido com professores de diferentes disciplinas de uma escola pública de Santa Maria (RS) durante a realização de um programa de formação continuada. Esse processo foi configurado e implementado dentro de uma perspectiva colaborativa de investigação (MAGALHÃES; FIDALGO, 2008), tomando como ponto de partida as necessidades e especificidades dos participantes (da escola pública). Os resultados da análise destacam que o trabalho desenvolvido na escola permitiu a reconfiguração não apenas das representações de ensinar e aprender dos participantes, como também a constituição de novas identidades de professores, além de subsidiarem futuras pesquisas de nosso grupo em outros contextos escolares.

Palavras-chave


Pesquisa colaborativa socialmente situada;Formação continuada de professores; Representações de ensinar e aprender

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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