Estados paradoxais das ordens do ver e do dizer: a identidade da mulher brasileira em uma propaganda institucional de homenagem ao dia internacional da mulher

Jefferson Gustavo dos Santos Campos, Dulce Elena Coelho Barros

Resumo


Neste artigo, analisamos a propaganda institucional videográfica da Caixa Econômica Federal de homenagem ao Dia Internacional da Mulher, veiculada no ano de 2010. Com base nos pressupostos da Análise Crítica do Discurso (ACD) em suas relações profícuas com algumas noções da Análise de Discurso dita francesa e com os estudos dos gêneros multimodais, buscamos demonstrar a sustentação da identidade marginalizada da mulher nessa materialidade a partir do que chamamos de ‘estados paradoxais das ordens do ver e do dizer’. Considerando a relação direta entre a materialidade textual, em sua composição multimodal, e as relações sociais que dela derivam, apontamos a contradição entre homenagear, no nível verbal, e homenagear, no nível imagético. A inflexão da materialidade sobre os sentidos denuncia a permanência, ainda que latente, das determinações sociais sobre as práticas de linguagem das e nas quais se fundam a identidade da mulher brasileira.

Palavras-chave


Propaganda institucional; Identidade feminina; Determinações sociais; Contradição

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Ling. disc. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1982-4017

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