Estratégias de comunicação de produtores de fibras funcionais para artigos têxteis: a corrente de comunicação como estratégia para incentivar novos produtos e ideias na cadeia têxtil

Ana Paula Moreira, Raul Fangueiro, Nuno Sá Leal

Resumo


O presente artigo tem a finalidade de estudar e discutir as estratégias de comunicação utilizadas por empresas produtoras de fibras funcionais com vistas a incentivar fabricantes de tecidos a investirem em produtos de maior valor acrescentado que agregam funcionalidades aplicadas diretamente nas fibras. O propósito é identificar e questionar o papel da comunicação na entrada das novas funcionalidades agregadas aos produtos. Foram analisadas seis conceituadas empresas e coletados dados para investigação dos meios de comunicação utilizados para os produtos funcionais na intenção de identificar as ferramentas utilizadas para a penetração das novas tecnologias nos fabricantes de tecidos e vestuário. Os resultados obtidos com este trabalho demonstram que a estratégia seguida se baseia fundamentalmente em vertentes de conforto, saúde e bem-estar do consumidor.


Palavras-chave


Comunicação; Estratégia.; Setor têxtil; Inovação

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v5e1201267-87

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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