Aprendizagem organizacional e criação de conhecimento

Andrea Valéria Steil, Roberto C. S. Pacheco

Resumo


Este artigo enfoca o processo de aprendizagem organizacional e de criação de conhecimento em uma instituição privada de ciência e tecnologia. Esse processo é examinado por meio do Instituto Stela, um start-up universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. O delineamento do estudo é qualitativo e utiliza a abordagem do estudo de caso. Baseia-se em evidências coletadas por meio da triangulação de técnicas (entrevistas, reuniões casuais, análise de documentos e observação direta). Os resultados indicam que a estrutura organizacional matricial e adocrática e os valores organizacionais formam um substrato condutivo à aprendizagem organizacional. O entrelaçamento entre o planejamento das atividades de pesquisa e desenvolvimento e sua execução vinculada a projetos de desenvolvimento de produtos e serviços favorece o processo de construção do saber, ou knowing, como atividade integral e diária dos colaboradores. Além de expandir o conhecimento acerca do construto da aprendizagem organizacional em um instituto de C&T privado, este estudo contribui para a geração de insumos que possibilitem a realização de novas pesquisas em um universo maior de institutos privados de C&T e com instituições intensivas em conhecimento de outros setores da economia.

Palavras-chave


Aprendizagem organizacional; Criação do conhecimento; Sistema Nacional de Inovação; Institutos de C&T

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v1e2200824-42

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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