AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DA SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA DA UNIVERSIDADE DO MINDELO (CABO VERDE): UM MODELO MULTICRITÉRIO CONSTRUTIVISTA

Thuine Lopes Cardoso, Sandra Rolim Ensslin, Juscelino Dias

Resumo


Este artigo, de natureza exploratória-descritiva, tem por objetivo construir um modelo multicritério de avaliação de desempenho construtivista para apoiar a gestão da sustentabilidade financeira da Universidade do Mindelo (UM), sediada em Cabo Verde, na África. Para tal, selecionou-se a metodologia Multicritério de Apoio à Decisão-Construtivista (MCDA-C). Nas entrevistas com o pró-reitor, identificaram-se 51 conceitos agrupados nas áreas de preocupação: Planos e Orçamentos; Negociações com Entidade Financiadoras; Execução Financeira e Controladoria. O modelo construído permitiu: (i) a avaliação global do desempenho da UM, a qual indicou 50 pontos, em uma escala de 0 a 100; (ii) a proposta de ações de melhoria, para os indicadores que se encontravam com um desempenho no nível comprometedor, que, se implementadas, alavancariam o desempenho da UM; e, (iii) o cotejamento dos indicadores com os propostos pela literatura onde percebeu-se que a maioria não foi incorporada pelo modelo ah doc  desenvolvido ao viés construtivista da pesquisa. 


Palavras-chave


Avaliação de Desempenho; Gestão Universitária; Sustentabilidade Financeira; Modelo Construtivista

Texto completo:

PDF/A

Referências


ASIF, M.; SEARCY, C. A composite index for measuring performance in higher education institutions. International Journal of Quality and ReliabilityManagement, v. 31, n. 9, p. 983-1001, 2014.

BANA e COSTA, C. A., VANSNICK, J. C. Uma Nova Abordagem ao Problema de Construção de uma Função de Valor Cardinal: MACBETH. Investigação Operacional, v. 15, junho, p. 15-35, 1995.

BANA E COSTA, C. A., SILVA, F. N. Concepção de uma “Boa” Alternativa de Ligação Ferroviária ao Porto de Lisboa: uma aplicação da metodologia multicritério de apoio à decisão e à negociação. Investigação Operacional, v. 14,p. 115-131, 1994.

BISOGNO, M.; CITRO, F.; TOMMASETTI, A. The financial distress of public sector entities. Evidence from Italian public universities. International Journal of Accounting, Auditing and Performance Evaluation, v. 10, n. 2, p. 203-227, 2014.

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; VALMORBIDA, S. M. I. Avaliação de desempenho em redes de pequenas e médias empresas: estado da arte para as delimitações postas pelo pesquisador. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 4, n. 2, p. 202-222, 2015

BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R. Avaliação de Desempenho dos aspectos tangíveis e intangíveis da área de mercado: estudo de caso em uma média empresa industrial. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 12, n. 37, p. 425-446, 2010.

CARDOSO, T. L.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; RIPOLL-FELIU, V. M.; DUTRA, A. Reflexões para avanço na área de Avaliação e Gestão do Desempenho das Universidades: uma análise da literatura científica. In: Seminários em Administração (XVIII SEMEAD) São Paulo – SP. 2015.

CASTRO, C. M. A prática da pesquisa.São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1977.

CHEN, S. H.; WANG, H. H.; YANG, K. J. Establishment and application of performance measure indicators for universities. TQM Journal, v. 21, n. 3, p. 220-235, 2009.

CHEN, S. H.; YANG, C. C.; SHIAU, J. Y. The application of balanced scorecard in the performance evaluation of higher education.TQM Magazine, v. 18, n. 2, p. 190-205, 2006.

CULLEN, J. J. J.; HASSALL, T.; BROADBENT, M. Quality in higher education: from monitoring to management. Quality Assurance in Education, v. 11, n. 1, p. 5-14, 2003.

DO, Q. H.; CHEN, J. F. A hybrid fuzzy AHP-DEA approach for assessing university performance. WSEAS Transactions on Business and Economics, v. 11, n. 1, p. 386-397, 2014.

DORWEILER, V. P.; YAKHOU, M. Scorecard for academic administration performance on the campus. Managerial Auditing Journal, v. 20, n. 2, p. 138-144, 2005.

DUTRA, A.; RIPOLL-FELIU, V. M.; FILLOL, A. G.; ENSSLIN, S.R.; ENSSLIN, L.The construction of knowledge from the scientific literature about the theme seaport performance evaluation. The International Journal of Productivity and Performance Management, v.64, n. 2, p. 243-269, 2015.

DUTRA, A.; ENSSLIN, S.R.; ENSSLIN, L.; LIMA, M. V. A. A incorporação da dimensão integrativa nos processos de avaliação do desempenho organizacional: um estudo de caso. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 109-136, 2009.

EDEN, C. Cognitivemapping. European Journal of Operational Research, n. 36, p.1-13, 1988.

ENSSLIN, L.; DUTRA, A; ENSSLIN, S. R. MCDA: A Constructivist Approach to the Management of human Resources at a Governmental Agency. International Transactions in Operational Research- ITORS, v. l7, n. 1, p. 79-100, 2000.

ENSSLIN, L., DUTRA, A., MARTINS, R., DEZEM, V. Modelo Construtivista para Apoiar o Processo de Gestão da Universidade Federal de Tocantins. IberoamericanJournalofStrategic Management (IJSM), v.15,n.2, p. 122-129, 2016.

ENSSLIN, L.; ENSSLIN, S. R.; PINTO, H. de M.; Processo de investigação e Análise bibliométrica: Avaliação da Qualidade dos Serviços Bancários. RAC – Revista de Administração Contemporânea, v.17, n. 3, p. 325-349, 2013.

ENSSLIN, L., GIFFHORN, E., ENSSLIN, S. R., PETRI, S. M. VIANNA, W. B. Avaliação do Desempenho de Empresas Terceirizadas com o Uso da Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão- Construtivista. Revista Pesquisa Operacional, v.30, n.1, p.125-152, 2010.

ENSSLIN, L.; MONTIBELLER NETO, G.; NORONHA, S. M. Apoio à Decisão:Metodologias para Estruturação de Problemas e Avaliação Multicritério de Alternativas. São Paulo: Insular, 2001.

ENSSLIN, S. R.; DUTRA, A.; ENSSLIN, L.; VALMORBIDA, S. M. I.; CARDOSO, T. L. Avaliação Multicritério de Desempenho de Portos Marítimos Brasileiros: Estudo de Caso para Apoiar à Gestão do Porto de São Francisco do Sul. In: Congresso Internacional de Desempenho Portuário (CIDESPORT) Florianópolis – SC. 2015.

ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; IMLAU, J. M.; CHAVES, L. C. Processo de mapeamento das publicações científicas de um tema: portfólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho de cooperativas de produção agropecuária. Revista de Economia e Sociologia Rural(Impresso),v. 52, n. 1, p. 587-608, 2014.

ENSSLIN, S.R.; ENSSLIN, L.; BACK, F.; LACERDA, R. T. De O. Improved decision aiding in human resource management: a case using constructivist multi-criteria decision aiding. The International Journal of Productivity and Performance Management, v. 62, p. 735-757, 2013.

FLEGG, A. T.; ALLEN, D.O.; FIELD, K.; THURLOW, T.W. Measuring the efficiency of British universities: A multi-period data envelopment analysis. Education Economics, v. 12, n. 3, p. 231-249, 2004.

GNALDI, M.; RANALLI, M. G. Measuring University Performance by Means of Composite Indicators: A Robustness Analysis of the Composite Measure Used for the Benchmark of Italian Universities. Social Indicators Research, p. 1-17, 2015.

HO, W.; DEY, P. K.; HIGSON, H. E. Multiple criteria decision-making techniques in higher education.InternationalJournalofEducational Management, v. 20, n. 5, p. 319-337, 2006.

IGARASHI, D. C. C.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; PALADINI, E.P. A qualidade do ensino sob o viés da avaliação de um programa de pós-graduação em contabilidade: proposta de estruturação de um modelo híbrido. RAUSP. Revista de Administração, v. 43, p. 117-137, 2008.

JALALIYOON, N.; TAHERDOOST, H. Performance Evaluation of Higher Education; A Necessity. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 46, p. 5682-5686, 2012.

KEENEY, R. L. Value Focused-Thinking: A Path to Creative Decision-making. Cabridge: Harvard Univ. Press, 1992.

LEWIS, D. R.; HENDEL, D. D.; KALLSEN, L. Performance indicators as a foundation of institutional autonomy: Implications for higher education institutions in Europe. Tertiary Education and Management, v. 13, n. 3, p. 203-226, 2007.

LONGARAY, A. A.; ENSSLIN, L. Use of Multi-Criteria Decision Aid to Evaluate the Performance of Trade Marketing Activities of a Brazilian Industry. Management andOrganizationalStudies, v. 2, p. 15-31, 2015.

MARTINS, R. P.; LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L. Um estudo bibliométrico sobre avaliação de desempenho em instituições de ensino superior.Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, n. 3, p. 238-265, 2013.

MARAFON, A. D.; ENSSLIN,L.; LACERDA, R. T. de O.; ENSSLIN, L. The effectivenessofmulti-criteriadecisionaidmethodology. European Journal of Innovation Management, v. 18, n. 1, p. 86-109, 2015.

MELNYK; S. A.; BITITCI, U.; PLATTS, K.; TOBIAS, J.; ANDERSEN, B. Is performance measurement and management fitfor the future? Management AccountingResearch, v. 25, p. 173-186, 2014.

PETRI, S. M. Modelo para apoiar a avaliação das abordagens de gestão de desempenho e sugerir aperfeiçoamentos: sob a ótica construtivista. Tese Doutorado em Engenharia de Produção, UFSC, 2005.

RAHIMNIA, F.; KARGOZAR, N. Objectivespriority in universitystrategymap for resourceallocation. Benchmarking, v. 23, n. 2, p. 371-387, 2016.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social:métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROY, B. Decision science or decision-aid science? European Journal of Operational research, v. 66 p. 184-203, 1993.

SILVA, R. V.; ENSSLIN, S. R.; RIPOLL-FELIU, V. M.; SOLER, C. C. E-government and Public Accounting Information: Bibliometric and Systemic Analysis. International Research Journal of Finance and Economics, v.1, n. 122, p.76-91, 2014.

SIZER, J. Performance Assessment in Institutions of Higher Education under Conditions of Financial Stringency, Contraction and Changing Needs: A Management Accounting Perspective. Accounting and Business Research, v. 11, n. 43, p. 227-242, 1981.

TASCA, J. E.; ENSSLIN, L.: ENSSLIN, S.R.; ALVES, M. B. M. An approach for selecting a theoretical framework for the evaluation of training programs. Journal of European Industrial Training, ISSN: 0309-0590, v. 34, n. 7, p. 631-655, 2010.

TAYLOR, J.; BAINES, C. Performance Management in UK Universities: Implementing the Balanced Scorecard. Journal of Higher Education Policy and Management, v. 34, n. 2, p. 111-124, 2012.

VALMORBIDA, S. M. I.;ENSSLIN, L. Construção de conhecimento sobre Avaliação de Desempenho para gestão organizacional: uma investigação nas pesquisas científicas internacionais.Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 13, n. 28, p. 123-148, 2016.

VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; Ripoll-Feliu, V.M. Avaliação de Desempenho para Auxílio na Gestão de Universidades Públicas: Análise da Literatura para Identificação de Oportunidades de Pesquisas. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 17, n. 3, p.4–28, 2014.

VALMORBIDA, S. M. I.; ENSSLIN, S. R.Avaliação de Desempenho de Rankings Universitários: Revisão da Literatura e diretrizes para futuras investigações. In: Anais do Encontro da ANPAD (XXXIX EnANPAD 2015) Belo Horizonte-MG. 2015.

VALMORBIDA, S. M. I; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L.; RIPOLL-FELIU, V. M.University Management with Focus on Multicriteria Performance Evaluation: Illustration in the Brazilian Context. GCG: JournalofGlobalization, Competitiveness&Governability, v. 9, n. 2, 61-75, 2015.

VAZ, C. R.; ZARELLI, P. R.; MALDONADO, M. U. Contabilidade e o Capital Intelectual: uma revisão de literatura para compreender sua relação. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 12, n. 26, p. 51-72, 2015.

WAICZYK, C.; ENSSLIN, E. R. Avaliação de produção científica de pesquisadores: mapeamento das publicações científicas. Revista Contemporânea de Contabilidade, v.10, n. 20, p. 97-112, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v9e22016221-248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

Licença Creative Commons


REEN is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported .