Aplicação de Tipologias de Expansão Internacional: classificação das vinte empresas brasileiras mais transnacionalizadas

Maria Laura Ferranty MacLennan, Maria Luiza Vasques Piccioli, Viviane Eiko Ito Yamasaki

Resumo


O objetivo deste artigo é discutir a aplicação das tipologias de internacionalização das EMNEs(Empresas Multinacionais Emergentes) no caso brasileiro. Por meio de pesquisa documental,foram levantadas informações sobre as 20 empresas brasileiras com maior índice detransnacionalidade, de acordo com dados de 2011 da Fundação Dom Cabral. Assim, foramidentificadas as características das multinacionais brasileiras, permitindo a classificaçãointegrada entre as tipologias trampolim e as estratégias genéricas de internacionalização. Naperspectiva trampolim, a internacionalização qualifica as EMNEs para a aquisição de recursosestratégicos e redução de restrições institucionais e mercadológicas do país de origem. Sobrea aplicabilidade das tipologias, os resultados demostram que o grupo aspirante prevalece naperspectiva trampolim. E com relação às estratégias genéricas verificou-se a aderência daamostra às diversas tipologias propostas.


Palavras-chave


Estratégias de Internacionalização; Tipologias; Multinacionais Brasileiras.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v7e12014p.56-81

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