A contribuição do varejo para o consumo sustentável: uma análise das práticas do walmart Brasil junto aos seus stakeholders

Minelle Enéas da Silva

Resumo


Em meio a um conjunto de interações entre diferentes atores no mercado, percebe-se a possibilidade de contribuição empresarial para o surgimento de um novo padrão de consumo, o sustentável. Nesse sentido, assume-se a possibilidade de um novo contexto social, com ações responsáveis e voltadas para essa nova perspectiva. Com isso, o objetivo deste estudo é identificar a contribuição do Walmart Brasil para o consumo sustentável no varejo de supermercados em Recife/PE, sob a ótica de interações sociais apresentadas por Michaelis (2003). Com caráter exploratório e abordagem qualitativa, a pesquisa, conduzida sob a forma de um estudo de caso, considera o consumo sustentável como pano de fundo da pesquisa, na busca pelo reconhecimento das relações entre os atores selecionados, de forma tal que a pesquisa identificou contribuição favorável da empresa em oito dos critérios analisados, com a maioria dos demais em desenvolvimento para uma mudança no setor. Entre os achados, destaca-se a necessidade das organizações do terceiro setor de acrescentar à rede de influências considerada, pois esse ator possui importância e influência nas interações sociais da empresa. Com isso, a contribuição maior do artigo está em apresentar a possibilidade de operacionalização do consumo sustentável.

 


Palavras-chave


Consumo Sustentável. Stakeholders. Varejo. Supermercados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19177/reen.v6e2201366-93

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R. eletr. estrat. neg.Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1984-3372

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