A fotografia como uma mídia alegórica no contexto das artes visuais

Silvana Macêdo

Resumo


Este artigo pretende refletir sobre a possibilidade da fotografia funcionar como uma mídia alegórica no contexto contemporâneo das artes visuais. Inicialmente, discute-se a importância do conceito do fragmento romântico na formulação da teoria de alegoria de Walter Benjamin. Em seguida, consideram-se os debates recentes sobre alegoria, que têm como base a teoria de alegoria de Walter Benjamin, examinando-se a produção de alguns artistas visuais que utilizam a fotografia. Examina-se a relação do conceito de site e non-site formulada por Robert Smithson, e vinculada a estes conceitos. Conclui-se que é possível conceber a fotografia de registro de ações e intervenções artísticas efêmeras como uma mídia alegórica. São abordados trabalhos de Robert Smithson, Richard Long, Hamish Fulton e asikainen&macedo.

Palavras-chave


Arte contemporânea; Fotografia; Alegoria; Benjamin

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v3e2200825-28

R. crít. cult., Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, ISSN 1980-6493

Licença Creative Commons
Revista Crítica Cultural de http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Critica_Cultural/index está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.