Origem e desenvolvimento da Naturologia no Brasil: aspectos conceituais, históricos e políticos

Silvia Helena Fabbri Sabbag, Beatriz Mendes Reis Nogueira, Andrea Lucila Lanfranchi De Callis, Ana Claúdia Moraes Barros Leite-Mor, Caio Fábio Schlechta Portella, Raquel de Luna Antonio, Flavia Placeres, Daniel Maurício de Oliveira Rodrigues

Resumo


O primeiro bacharelado reconhecido pelo MEC de Naturolo¬gia completa 20 anos em 2018. A naturologia é uma profissão recente no Brasil, a qual busca entender o ser-humano multi¬dimensionalmente e respeitar a singularidade humana na busca de bem-estar, qualidade de vida e saúde através da rela¬ção de interagência e das Práticas Integrativas e Complemen¬tares. Este texto aborda um breve histórico das Práticas Inte-grativas e Complementares e Naturologia no Brasil, o proces¬so de reconhecimento da ocupação e regulamentação da pro¬fissão. O texto também explora os campos de atuação do na¬turólogo, órgãos de representação profissional, principais eventos científicos e publicações importantes da área.

Palavras-chave


Naturologia; Práticas Integrativas e Complementares; História; Política.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v6e11201759-68

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.