Práticas integrativas e complementares: a contribuição donaturólogo como integrante de equipes de saúde no SUS

Rita Iolanda Ferreira Mesquita Gohara, Caio Fábio Schlechta Portella

Resumo


Introdução: Por conta da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares – PNPIC, instituída em 2006, ocorre uma busca crescen¬te por profissionais capacitados para a atuação com as Práticas Integrati¬vas e Complementares (PIC). O naturólogo é um profissional de saúde for¬mado a partir de uma articulação do conhecimento transdisciplinar que nasce do diálogo entre conhecimentos tradicionais e a biomedicina. Obje-tivo: Levantar discussões e reflexões sobre a atuação do naturólogo no contexto de equipe multiprofissional com as PIC, em equipes de saúde no SUS. Material e método: O estudo foi de caráter qualitativo e exploratório, realizado por meio de pesquisa de campo; os dados foram coletados atra-vés de questionário semiestruturado com doze profissionais não naturó-logos, dois gestores e seis naturólogos, em um programa vinculado ao SUS de Atenção à Saúde do Adolescente do Estado de São Paulo. Os dados fo¬ram tratados por meio de Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: Com base nas respostas, foram encontradas quatro categorias temáticas: (1) Opinião dos profissionais da equipe sobre as PIC, (2) Naturologia na opinião dos profissionais da equipe multiprofissional. (3) Contribuição do naturólogo junto à equipe multiprofissional no SUS e (4) Integração das ações entre os profissionais da equipe multiprofissional. Considerações finais: Os dados obtidos demonstraram boa aceitação do naturólogo em sua atuação profissional junto às equipes de saúde estudas. O que possibilita pensar na Naturologia como uma profissão que contribui na promoção de integralidade e na atuação das Práticas Integrativas e Comple¬mentares no contexto de equipes de saúde multiprofissional, no SUS.


Palavras-chave


Práticas Integrativas e Complementares; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; Naturologia. Equipe multiprofissional; Sistema Único de Saúde.

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v6e11201711-19

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.