Chang ti: identificação do fator constitucional através de uma análise morfológica segundo a terapêutica tradicional chinesa, com os moradores do bairro Canto da Lagoa- Florianópolis

Alan Kornin, Jackson Diogo da Silva de Souza, Yu Tao

Resumo


Este estudo teve como intuito validar sob a ótica da Terapêutica 

Este estudo teve como intuito validar sob a ótica da Terapêutica Tradicional Chinesa os padrões constitucionais obtidos por análise morfológica do rosto, corpo e mãos dos moradores do bairro do Canto da Lagoa – Florianópolis –SC. A amostragem foi o total de 20 parti¬cipantes, destes, foram coletadas 5 fotos (rosto, corpo, perfil do corpo, dorso da mão e palma da mão) e um questionário comportamental de cada um, os dados foram analisados e classificados segundo a teo¬ria dos cinco elementos e depois compatibilizados. Procurou-se neste estudo, a verificação da validade da teoria constitucional chinesa dos cinco elementos enquanto ferramenta e sistema avaliativo puramente observacional, sendo aplicada fora de seu contexto de criação. Aspec¬tos constitucionais são uma prerrogativa para o bom entendimento da situação atual do indivíduo em um processo terapêutico, bem como um direcionamento para um tratamento correto de acordo com o funcionamento do seu organismo. Na análise fotográfica, feita por um professor convidado, das 20 análises fotográficas 17 foram conclusivas e 3 inconclusivas, houve bastante divergência na predominância de constituições e elementos entre as análises de questionário e análises fotográficas e no cruzamento de dados, 3 análises foram compatíveis, 8 parcialmente compatíveis e 9 incompatíveis.


Palavras-chave


Medicina Tradicional Chinesa; Cinco elementos; Biotipologia; Análise Fotográfica; Naturologia

Texto completo:

PDF/A


DOI: http://dx.doi.org/10.19177/cntc.v4e7201511-19

Cad. naturol. terap. complem. Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2316-915X

Licença Creative Commons
O trabalho Cadernos de Naturologia e Terapias Complementares está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/CNTC.